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quinta-feira, 12 de março de 2015

ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

Atividade Avaliativa:
1- Qual o objetivo do Estágio Supervisionado?
É o momento em que o estudante de Serviço Social entra em contato com o agir profissional, no ambiente do trabalho, com a finalidade preparação para os desafios que estão postos ao desempenho da profissão. O Estagio Supervisionado integra o projeto pedagógico do curso como disciplina curricular obrigatória, propiciando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional (Lei 11.788).  Apesar de ocorrer no ambiente de trabalho não se constitui um vinculo empregatício, pois a finalidade é o aprendizado do educando em relação à profissão que cursa no ensino superior. Especificamente na profissão de Assistente Social, o estágio tem um valor intrínseco a categoria, pois esta é permeada, em sua atuação, com as mais diversas expressões da questão social que estão presente no cotidiano da população demadataria das políticas públicas. Isso ocorre na complexidade da dinâmica social estruturada a partir de um modelo econômico de exploração onde eclodem as mais diversas problemáticas enfrentadas pela categoria. Política Nacional de Estágio (PNE) da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) em um de seus parágrafos elucida em claras palavras essa abordagem:

O estágio se constitui num instrumento fundamental na formação da análise crítica e da capacidade interventiva, propositiva e investigativa do(a) estudante, que precisa apreender os elementos concretos que constituem a realidade social capitalista e suas contradições, de modo a intervir, posteriormente como profissional, nas diferentes expressões da questão social, que vem se agravando diante do movimento mais recente de colapso mundial da economia, em sua fase financeira, e de desregulamentação do trabalho e dos direitos sociais. (Política Nacional De Estágio Da Associação Brasileira De Ensino E Pesquisa Em Serviço Social – ABEPSS, 2010 p. 11).

A resolução 533 do CFESS diz que o estágio em Serviço Social é um momento impar que permeia o processo ensino/aprendizagem, pois monta a associabilidade da teoria e do fazer profissional como elementos constitutivos de um só teor, e articula a pesquisa e intervenção profissional com o objetivo de por o aluno no espaço sócio institucional, e consequentemente com a realidade institucional e a problematizarão teórico metodológica. Em suma o estágio supervisionado vai capacitar o estagiário em Serviço Social, através de mediações entre a teoria estudada e a realidade do profissional de campo nos espaços ocupados pela profissão.
2- o que você entende sobre o conceito de indissociabilidade entre estágio, supervisão acadêmica e supervisão de campo?
O parágrafo 1° do artigo 4 da resolução 533 do CFESS diz que

 A conjugação entre a atividade de aprendizado desenvolvida pelo aluno no campo de estágio, sob o acompanhamento direto do supervisor de campo e a orientação e avaliação a serem efetivadas pelo supervisor vinculado a instituição de ensino, resulta na supervisão direta.

            Essa conjugação demonstra que há uma unidade que é colocada de forma conjugada nas atividades entre os supervisores de campo e da instituição de ensino tornando o estágio um processo em que harmoniza, em diferentes espaços, a construção do saber necessária para atuação profissional. Em outros termos, temos no estágio personagens diferentes atuando em lugares diferenciados (na academia e no espaço de atuação profissional) com responsabilidades particulares dentro dessa dinâmica, mas um objetivo único no estágio supervisionado. No artigo 8° da mesma resolução diz que é igual a responsabilidade do supervisor de campo e supervisor acadêmico. Isso implica o comprometimento de ambos em reconhecimento da indissociabilidade entre teoria e prática, entre o que se teoriza na unidade de formação e o que se aplica no campo de trabalho, no processo de formação de estágio. O (PNE) da ABEPSS diz que a indissociabilidade entre estágio e supervisão acadêmica e de campo, um dos princípios norteadores do estágio, onde que o estágio, enquanto atividade didático-pedagógica, pressupõe a supervisão acadêmica e de campo, numa ação conjunta, integrando planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
            3- Quais são as competência do supervisor acadêmico?
O artigo 7° da resolução 533 traz as definições do supervisor acadêmico: “Ao supervisor acadêmico cumpre o papel de orientar o estagiário e avaliar seu aprendizado, visando a qualificação do aluno durante o processo de formação e aprendizagem das dimensões técnico-operativas, teórico-metodológicas e ético-política da profissão.”
Vemos a competência se constitui numa ferramenta fulcral para o desenvolvimento das capacidades intelectivas aprendidas no campo de estágio e o supervisor acadêmico no uso de suas competências propiciará uma reflexão, baseado nas dimensões técnico-operativas, teórico-metodológicas e ético-política. Vai além de um mero acompanhamento, é uma atividade que se constrói de acordo com as realidades postas no campo de estágio, através de encontros sistemáticos na unidade de formação acadêmica e visitas ao campo de estágio. O (PNE) - página 20 - da ABEPSS elenca, e detalha 11 atribuições do supervisor academico, porém como não é o objetivo deste trabalho resumirei alguns pontos importantes alem dos já ditos. Ao supervisor de campo cabe avaliar criticamente as sínteses profissionais construídas pelos estagiários; acompanhar a trajetória acadêmica do estagiário e  avaliar o estagiário emitindo parecer sobre sua frequência postura ética-crítica e técnico-política no exercício do estágio.
4- Quais são as competência do supervisor de campo?
A resolução do CFESS 533 em seu artigo 6° traz as definições do supervisor de campo: “Ao supervisor de campo cabe a inserção, acompanhamento, orientação e avaliação do estudante no campo de estágio em conformidade com o plano de estágio.” E no inciso I do artigo 4 diz: ao supervisor de campo apresentar projeto de trabalho à unidade de ensino incluindo sua proposta de supervisão, no momento de abertura do campo de estágio;”. Já no (PNE) - página 21 - da ABEPSS elenca, e detalha 13 atribuições do supervisor de campo, mas elencarei as essenciais para esta reflexão: Oportunizar condições institucionais para o desenvolvimento das competências habilidades do(a) estagiário(a); Disponibilizar ao(à) estagiário(a) a documentação institucional e de temáticas específicas referentes ao campo de estagio; Participar efetivamente do processo de avaliação continuada do estagiário, juntamente, com o supervisor acadêmico; Encaminhar as sugestões e dificuldades à coordenação de estágios da UFA e contatar com os supervisores acadêmicos; Atender às exigências de documentação e avaliação solicitadas pela Coordenação de Estagio da UFA. Como vemos a inserção do estudante no campo de estagio deve ser tutelada pelo supervisor de campo profissional devidamente registrado no CFESS, e suas atividades enquanto supervisor se configura atividade pedagógica no sentido que ira aplicação práticas das teorias desenvolvidas ao longo da carreira acadêmica e, ainda, irá avaliar o desempenho do estudante no campo de estágio. Mas ale de pedagógica, constituí uma postura ético- política, no sentido que propicia ao formando o contato direto com as problemáticas no contexto sócio ocupacional de atuação e este contato deve ser mediado por uma postura ética que pode fortalecer ou fragilizar a visão que os estudantes tem em relação aos princípios éticos norteadores da categoria. Isso implica que o profissional é responsável não só pela transmissão de conhecimento prático, mas de transmissão de valores relativos a prática profissional do assistente social como profissão que ocupa lugar importante na divisão sócio técnica do trabalho.
5- Quais conhecimentos exercitados pelo aluno no âmbito do desenvolvimento do estagio supervisionado?
O estudante de Serviço Social inserido no campo de estágio vai conhecer e refletir a realidade profissional, saber dos limites e possibilidades de atuação para o enfrentamento das expressões da questão social. Reconhecer e debater elementos constitutivos do projeto ético político da profissão nos espaços onde irá atuar. “Dessa forma, a supervisão requer, fundamentalmente, reflexão sobre o projeto técnico-político, o que se dá pela oportunidade que tem o(a) estudante de, junto com o(a) supervisor(a) acadêmico, pensar sobre o trabalho profissional (LEWGOY, 2009).” (PNE  ABEPSS, 2010, p. 17). A resolução CFESS 533 em seu preâmbulo diz:

[...]se configura como elemento síntese na relação teoria prática, na articulação entre pesquisa e intervenção profissional e que se consubstancia como exercício teórico-prático, mediante a inserção do aluno nos diferentes espaços ocupacionais das esferas públicas e privadas, com vistas à formação profissional, conhecimento da realidade institucional, problematização teórico-metodológica; (RESOLUÇÃO CFESS 533).

Referências:
ABEPSS. Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Disponível em <http://www.cfess.org.br/arquivos/pneabepss_maio2010_corrigida.pdf > . Acessado em 11/03/2015.
BRASIL. Lei nº 11.788, de  25 de setembro de 2008. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm > . Acessado 11/03/2015.
CFESS. Meia Formação não garante um direito. Disponível em < http://www.cfess.org.br/js/library/pdfjs/web/viewer.html?pdf=/arquivos/BROCHURACFESS_ESTAGIO-SUPERVISIONADO.pdf> . Acessado 11/03/2015.
_____. RESOLUÇÃO CFESS Nº 533, de 29 de setembro de 2008. <http://www.cfess.org.br/js/library/pdfjs/web/viewer.html?pdf=/arquivos/BROCHURACFESS_ESTAGIO-SUPERVISIONADO.pdf